quarta-feira, 26 de novembro de 2014

ADEUS HPV!!!

Olá meninas, tudo bem convosco?

Tenho estado muito ausente eu sei... Peço desculpa. Mas trago-vos um post bastante positivo, tanto para vocês como para mim!
E porquê? Porque finalmente fiz o tratamento ao vírus HPV (falei-vos dele, à uns meses aqui no blog)!
Ainda estou em recuperação, e aproveito que estou assim para vos explicar tudo o que se passou comigo...

Ora bem, descobri que tinha o Papiloma Vírus Humano, à 2 anos, quando numa consulta de rotina no materno, o meu médico de família me mandou fazer o meu primeiro exame Papaniculao.


Foi retirado um pedaço de pele, e foi enviado para análise. Quando resultado saiu, as noticias não foram as melhores, como devem calcular... O resultado foi enviado de novo para o laboratório, para se saber o tipo de HPV que eu tinha (pois há mais de 100 tipos).
Apesar de eu ter sido vacinada com o Gardasil (vacina que ajuda na prevenção do Cancro do Colo do Útero), o tipo de vírus que eu tinha não obtinha proteção dessa vacina.

Entretanto com o decorrer do tempo entre cada resposta do exame, vim para o Continente e fiz outra vez uma série de exames Papaniculao, para confirmar se tinha ou não.
Para surpresa minha e da médica, o 2º exame que fiz deu negativo.. Ou seja estava 1-1.. Resolveu-se fazer o 3º exame para saber realmente o que se passava.. E deu POSITIVO!
E vocês perguntam, como pode um virus dar positivo e negativo? Porque este virus nem sempre está activo. Eu só soube a pouco tempo quando é que eu tinha o meu virus activo. Quando me apareciam verrugas nas mãos, que eu pensava serem frieiras!

O mês passado (Outubro) foi marcada finalmente a cirurgia que me ajudaria a queimar este virus, a acabar com a raça dele de vez!
Nunca mais me irei esquecer do dia 25 de Novembro de 2014!

Estava super nervosa, como deem calcular.. Sentei-me na cadeira, já minha conhecida, e comigo estavam 4 enfermeiras e a médica (Lucinda Mata, a quem eu agradeço tudo o que fez por mim).
A cirurgia demorou 15 mintos, nem mais nem menos. 
O nome da cirurgia que me fizeram é Vaporização a Laser Co2. 

O que é a Vaporização a laser?
É a destruição de uma lesão através da energia Laser, que pode ser utilizado para lesões do colo, vagina ou vulva. O tratamento é feito sob o controlo colposcópico, podendo necessitar de anestesia local.

VANTAGENS:
  • Procedimento rápido e pouco doloroso
  • Possivel de controlar a profundidade da destruição
  • Cicatrização rápida
DURAÇÃO:
Demora em média 30 minutos
Aconselha-se a que a manhã ou a tarde da sua realização sejam reservadas apenas para o exame e recuperação e que, se possivel, seja acompanhada no regresso a casa.

PREPARAÇÃO:
  • Não estar menstruada
  • anotar na sua agenda a data da ultima menstruação
  • evitar o uso de cremes, lubrificantes, duches ou contraceptivos vaginais nas 48h anteriores ao exame
  • Não ter relações sexuais nas 48h anteriores ao procedimento
  • No dia do exame, use roupa e calçado confortável
  • Avise o médico de possíveis alergias e doenças
  • Tome sempre o pequeno almoço ou almoço antes do exame
PÓS EXAME:
  • Não é recomendável que a após a realização do exame conduza, mas poderá viajar de transportes públicos ou táxi,
  • Pode ocorrer um peuqeno corrimento vaginal "aguado" ou ensanguentado/acastanhado durante uma ou duas semanas,
  • Em caso de dor ligeira no local, pode tomar um analgésico,
  • Não se recomenda a prática de actividade fisica intensa nos 3 primeiros dias após o tratamento

Hoje estou tranquila, fiz o melhor para mim! E hoje penso 2 vezes antes de fazer o que quer que seja.. A minha saúde está em primeiro lugar.

Sem comentários:

Enviar um comentário